fbpx

Bem-vindo ao Testosterone Insights By Hohl. Você receberá e-mails com orientações para a sua participação para os dias 12 e 13 de abril.

Hohl-Principal-2

Um convite aos que buscam conhecimento científico e irretocável no universo da Testosterona

Integre-se a esta seleta comunidade de especialistas!

12 e 13 de abril, formato híbrido

Hohl-Principal-2

CONVITE DO COORDENADOR

O conhecimento sobre os androgênios vem sendo acumulado nas últimas 9 décadas. Particularmente, mergulhei nesse universo há 20 anos e percebo continuamente que existe muito ainda para ser compreendido e explicado.

Quando eu recebi o convite da Editora Springer em 2014 para escrever um livro em inglês sobre “testosterona”, não imaginava exatamente no que se transformaria esse projeto. E a construção do livro aconteceu simultaneamente durante a minha presidência na Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o que tornou o desafio ainda maior.

Lançamos a primeira edição em 2017 e fui surpreendido com o sucesso do livro em diferentes partes do mundo. Participaram médicos, médicas e pesquisadores das principais universidades e centros de pesquisa de testosterona do Brasil, Estados Unidos da América, Alemanha, Austrália, Espanha, Itália e Rússia.

Passados alguns anos, observamos a necessidade de atualizar e ampliar alguns tópicos importantes no que tange o hormônio “testosterona” e lançamos globalmente a segunda edição do livro “Testosterone: from basic to clinical aspects” em agosto de 2023.

Nessa última década, intensificou-se o uso abusivo e indevido da testosterona, não só entre homens, mas também entre as mulheres. O fenômeno é global e preocupa autoridades de saúde e sociedades médicas em diferentes países.

Revisitar a fisiologia hormonal dos esteroides sexuais em homens e mulheres, as ações dos androgênios e sua ligação no respectivo receptor, o desenvolvimento de caracteres sexuais masculinos nos homens que dependem principalmente da testosterona e seus derivados, é fundamental.

Se jogar nesse universo significa entender as diferentes causas de hipogonadismo masculino, central e periférico, orgânico e funcional, assim como os respectivos diagnósticos diferenciais. Significa entender a associação com doenças como diabetes mellitus e obesidade, a associação com disfunção erétil e ejaculação precoce, a associação com doenças psiquiátricas e com doenças cardiológicas, a associação com a sexualidade.

A testosterona, hormônio foco deste projeto, é usada em diferentes formas e vias de administração na terapia de reposição hormonal para tratamento de diversos tipos de hipogonadismo masculino. Destrinchar as suas peculiaridades é o caminho para saber como e quando usar cada forma.

O principal hormônio da terapia hormonal de afirmação de gênero para homens trans é a testosterona, assim como ela precisa ser bloqueada no caso de mulheres trans. Compreender a importância do seu uso ou do seu bloqueio, assim como os cuidados e a monitorização, é imperativo para todos os médicos e médicas que assistem à população transgênero, que tanto necessita de atendimento especializado.

Da mesma forma como compreender os possíveis riscos do seu mau uso ou mesmo do abuso em homens e mulheres, buscando alternativas para ajudar os pacientes que se encontram nesta condição.

Diferentes especialidades médicas transitam em situações nas quais o conhecimento sobre testosterona torna-se premente: Endocrinologia e Metabologia, Urologia, Cardiologia, Ginecologia, Psiquiatria, Geriatria e muitas outras. Todas serão contempladas com diferentes conteúdos no TIH.

Num formato moderno e instigante, conversarei e debaterei com os principais médicos e médicas do Brasil para trazer conteúdo atual e ciência de maneira inovadora sobre a testosterona.

Oxalá cada participante aproveite muito o conteúdo do TIH como fonte de conhecimento para melhorar a prática médica em cada parte do nosso imenso Brasil.

Fica aqui o meu convite para você mergulhar no “Testosterone Insights by Hohl” 2024.

Grand Mercure Ibirapuera

Modalidade presencial*:

São Paulo / SP

Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera

Rua Sena Madureira, 1355 – Vila Clementino, São Paulo/SP, 04021-051

*Despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação são por conta do participante.

A quem se destina o TESTOSTERONE INSIGHTS?
Médicos e médicas endocrinologistas, ginecologistas, urologistas, clínicos gerais e todos os especialistas ou residentes interessados em conhecimento e informação científica de alta qualidade e relevância sobre testosterona.
Não fique de fora dessa comunidade!

COORDENAÇÃO

Hohl-Mini-CV-v3

Dr. Alexandre Hohl

  • Médico endocrinologista titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
  • Doutor e pós-doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mestre em Neurociências pela UFSC
  • Professor adjunto de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica da UFSC
  • Vice-presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT) da SBEM, gestão 2023-2024
  • Editor dos livros Testosterone: From Basic to Clinical AspectsGuia Prático em Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade

Patrocínio: 

BracePharma